8 Sinais de Doença Apontados pelo Rosto

Quando os médicos conversam com os pacientes olho a olho, não se trata apenas de criar um relacionamento. Determinados traços faciais podem revelar pistas vitais para as condições de saúde subjacentes. Na seqüência são apresentados 8 sinais de doença apontados pelo rosto.

1 – Pelo ou lábios secos, escamosos

Este é um sinal de alerta para desidratação. E pode também indicar um problema mais grave que afeta a função da glândula do suor, como hipotireoidismo, marcado por níveis insuficientes do hormônio da tireóide, ou diabetes. Outros sinais de hipotireoidismo incluem sensação de frio, ganho de peso, e fadiga. Os sintomas da diabete incluem sede excessiva, micção freqüente, e visão embaçada.

2 – Cabelo excessivo pelo rosto

O cabelo indesejável, particularmente ao longo da linha da mandíbula, queixo e lábio superior, poderia ser um sintoma de síndrome dos ovários policísticos, um desequilíbrio hormonal em que os níveis de hormônios masculinos são elevados.

3 – Manchas brandas amarelas nas pálpebras

Os pacientes com estas lesões preenchidas de colesterol podem ter um risco maior de doença cardíaca. Um estudo dinamarquês de 2011 de quase 13.000 pacientes descobriu que em torno de 4% tinha as manchas e que estes pacientes eram quase 70% mais propensos a desenvolver endurecimento de artérias e quase 50% mais propensos a ter um ataque cardíaco ao longo das próximas décadas, do que pacientes sem elas.

4 – Olheira e Inchaço

Os olhos com aparência de cansaço poderiam ser uma bandeira vermelha para alergias crônicas, que dilatam os vasos sanguíneos e causam vazamentos. Na pele sensível sob os olhos, isto cria inchaço e um tom azul-roxo escuro.

5 – Assimetria facial

Este pode ser um dos primeiros sinais de acidente vascular cerebral. Os pacientes muitas vezes descreverão isso como, “Eu olhei para o espelho, e meu rosto pareceu diferente”. É possível também perceber que um lado da face está dormente ou a sensação como se não pudesse sorrir plenamente. Ou a pessoa pode ter problemas ao falar.

6 – Aspecto sem cor

Mesmo mudanças pequenas podem indicar que algo pode estar errado. A palidez poderia ser um sinal de anemia. Um tom amarelo poderia indicar doença hepática. Um tom azulado nos lábios ou base da unha poderia indicar doença cardíaca ou pulmonar.

7 – Erupções e manchas

Certos problemas digestivos podem aparecer na pele. A coceira de inchaço vermelho poderia indicar doença celíaca, uma doença em que o corpo reage ao glúten. Uma erupção em forma de borboleta pelas maçãs do rosto e sobre a ponte do nariz pode ser um sinal de lúpus, uma doença auto-imune. As alergias, eczema e rosácea, e determinadas infecções podem também desencadear erupções faciais.

8 – Queixo recuado

Junto com os traços como o pescoço grosso e uma mandíbula pequena, isso poderia ser um sinal de apnéia do sono, uma doença em que a respiração pára repetidamente por 10 segundos ou mais enquanto dorme. Se a pessoa ronca alto, tem dor de cabeça pela manhã, ou sente fadiga excessiva durante o dia, é interessante fazer teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *