7 Prós e Contras do Café

No momento de tomar o café pela manhã é interessante considerar os fatos sobre a saúde para manter em mente esta bebida.

Prós do Café

1 – O café reduz o risco de diabetes

Em uma análise de 2005 de 9 estudos, os pesquisadores descobriram que para aqueles que bebiam de 4 a 6 xícaras de café por dia, contra apenas 2 xícaras ou menos, o risco para diabetes tipo 2 diminuiu por quase 30%. O número diminuiu em 35% quando as pessoas bebiam mais do que 6 xícaras por dia. E o café com cafeína e sem cafeína ofereceu os mesmos resultados.

2 – O café combate os radicais livres

Muitas vezes as pessoas esquecem que o café é realmente uma planta e como todos os alimentos de origem vegetal, o grão de café contém mais de 1000 substâncias naturais chamadas de fitoquímicos, que podem ajudar a prevenir a doença. Muitos destes fitoquímicos são antioxidantes, que protegem as células contra danos provenientes de radicais livres.

3 – O café melhora a memória e cognição

Os pesquisadores relataram que os voluntários que beberam o café com cafeína pela manhã tiveram desempenho melhor do que os que não consumiram em testes que envolviam aprendizado de nova informação. O café pode também melhorar a função cognitiva ao envelhecer. Um estudo descobriu que combinar café com um doce tinha um impacto ainda maior.

Segundo o pesquisador de estudo Josep M. Serra Grabulosa, do Departamento de Psiquiatria e Psicobiologia Clínica na Universidad de Barcelona, “a principal descoberta é que a combinação de 2 substâncias melhora o desempenho cognitivo em termos de atenção sustentada e memória de trabalho por aumentar a eficiência das áreas do cérebro responsáveis por estas 2 funções. Isto apóia a idéia de um efeito sinérgico entre as 2 substâncias, em que cada uma aumenta o efeito da outra”.

Contras do Café

4 – O café pode agravar osteoporose

É verdade que o café pode levar o corpo a excretar o cálcio na urina. As pessoas não desejam que o corpo se livre do cálcio, porque isto pode levar à osteoporose. Segundo The Diet Channel, em torno de 5 miligramas de cálcio é perdido por cada 177,4 ml de café consumido. Mas estas perdas de cálcio podem ser contra balanceadas com 2 colheres de sopa do leite ou iogurte por xícara de café.

5 – Café causa rugas

Mesmo que o café tenha antioxidantes, se beber muito, isso pode causar o enrugamento da pele. Este é um resultado da desidratação, que é a pior coisa para a pele. Então ao beber a xícara pela manhã ou 2 xícaras, certificar-se que está emparelhando com água.

Até melhor, acrescentar 1 colher de sopa de sementes de chia à água, e deixar descansar por 30 minutos. As sementes de chia mantêm o indivíduo ainda mais hidratado do que água normal.

6 – O café pode realmente causar ganho de peso

As flutuações de açúcar no sangue que a alta concentração de cafeína produz pode contribuir muito para os desejos, segundo iVillage. O café é também socialmente associado ao alimento. Por exemplo, as pessoas combinam o café com a sobremesa. E quando as pessoas estalam do alto nível de cafeína, é quando buscam por todos os tipos de lanches gordurosos para se manter.

7 – O café convencional é carregado com pesticidas

A planta do café é uma das culturas mais fortemente pulverizadas. É revestido com produtos químicos, pesticidas, e herbicidas, nada que seria desejado a ingerir. Se beber café, certificar-se que é a variedade orgânica, livre de produtos químicos variados que prejudicam na água do solo e podem deixar as pessoas doentes.

Se mudar para café sem cafeína, certificar-se de que a cafeína é removida de um modo natural, sem o uso de produtos químicos para isso. Muitas vezes, o café sem cafeína convencional tem mais produtos químicos do que o regular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *